Alegre - ES

Interação Dzyaloshinskii-Moriya para aplicações em spintrônica

destaque 20180614

Diversos grupos espalhados pelo mundo trabalham para desenvolver sistemas capazes de realizar spintrônica – o processamento de informação com base no spin de partículas elementares. Nesse contexto, especialmente importante é a investigação da chamada interação Dzyaloshinskii-Moriya, que recebeu especial atenção de um estudo internacional com importante participação brasileira.

Contextualidade como uma rota para computação quântica

destaque 2018 06 07

Existe hoje um intenso trabalho feito por pesquisadores do mundo inteiro no sentido de encontrar ferramentas teóricas e arranjos experimentais capazes de realizar um dos grandes sonhos tecnológicos do século 21: computadores quânticos.

#laboratoriodefisicaalegre

Image result for instagram]

Utilizem a hashtag #laboratoriodefisicaalegre e compartilhem as "boas experiências" dos laboratórios de Física da UFES no campus de Alegre!

Sintonizador termoelétrico assistido por férmions de Majorana

destaque 20180524

Os férmions de Majorana, ou simplesmente majoranas, constituem um dos objetos mais estudados da física. Teorizadas por Ettore Majorana na década de 1930, tratam-se de partículas que teriam a si mesmas como antipartículas. Aventa-se até hoje que esse possa ser o caso dos neutrinos, embora isso ainda não tenha sido confirmado.

Congresso aprova projeto para regulamentar profissão de físico

acontece 20180517 2

O projeto de lei que regulamenta a profissão de físico foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (16) e agora pende apenas pela sansão presidencial para entrar em vigor.

Busca de assimetria matéria antimatéria com anti-hidrogênio

destaque 20180510

Um grupo internacional de pesquisadores operando no CERN obteve a mais precisa medida já feita sobre o anti-hidrogênio, com acurácia de 2 partes por trilhão. E ele permanece virtualmente idêntico ao hidrogênio convencional, preservando o mistério de por que o universo parece ser feito todo de matéria e não de antimatéria, ou de uma mistura de ambas.

Seminários de Física Contemporânea em 2017

Seminários de Física Contemporânea

Data : 20 e 21 de Dezembro de 2017

Local : auditório no prédio central da UFES-Alegre

O Departamento de Química e Física convida a toda a comunidade UFES para o evento, onde os alunos da disciplina “Seminários de Física Contemporânea” farão a apresentação de seminários desenvolvidos ao longo da disciplina, contemplando temas da atualidade da pesquisa em Física.

VI Semana da Física

SEMANA DA FÍSICA 2017 DA UFES-ALEGRE

DATA DO EVENTO: 06 A 09 DE NOVEMBRO DE 2017

Vide mais informações.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000